Ativismo judicial no direto previdenciário criação judicial de direitos versus segurança jurídica

Main Article Content

Nubia Roberta Sobral da Silva
Hélio Silvo Ourem Campos

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo analisar a questão do ativismo judicial no âmbito previdenciário brasileiro, verificando-se os limites de atuação impostos ao judiciário quando do enfrentamento de decisões inerentes a políticas públicas. Para tanto, a pesquisa foi dividida em quatro momentos: no primeiro, analisou-se o ativismo judicial no campo das políticas públicas e, seguidamente, no âmbito do direito previdenciário, tomando-se por base dois casos específicos julgados pelo Supremo Tribunal Federal. Por conseguinte, verificou-se em que medida o ativismo judicial cria conflitos de interesses entre os direitos já existentes e os criados, bem como a necessidade de ponderação entre esses direitos. Finalmente, utilizando-se o método dedutivo de pesquisa, pretende-se verificar se o ativismo judicial é prejudicial ou não à segurança jurídica, principalmente quando a decisão toma por base omissão ou ausência de previsão legislativa frente aos Direitos Sociais constitucionalmente consagrados.


Palavras-chave: ativismo judicial; direito previdenciário; segurança jurídica.

Article Details

Como Citar
Silva, N. R. S. da, & Campos, H. S. O. (2023). Ativismo judicial no direto previdenciário: criação judicial de direitos versus segurança jurídica. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 6(1), 105–119. Obtido de https://rbds.emnuvens.com.br/rbds/article/view/222
Secção
Artigos
Biografias Autor

Nubia Roberta Sobral da Silva, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Recife/PE

Pós-Graduada pela Universidade de Pisa - Itália. Especialista em Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional ( 2013). Professora Honorária da Escola Superior de Advocacia - ESA. OAB/PE. Coordenadora do Núcleo de previdenciário da ESA.

Hélio Silvo Ourem Campos, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Recife/PE

Pós-doutorado pela Universidade Clássica de Lisboa (2008-2009). Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Lisboa (2018-2019). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado pela Faculdade Clássica de Direito de Lisboa. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pela Faculdade Clássica de Direito de Lisboa - (Equivalência). Professor Titular e Membro do Conselho Superior da Universidade Católica de Pernambuco (Graduação, Mestrado e Doutorado). Líder de Grupo de Pesquisa - CNPq: "Política e Tributação: aspectos materiais e processuais". Juiz Federal. ORCID 0000-0001-6162-7024. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1508584545879443. E-mail: helio.ourem@unicap.br.