A manutenção da aposentadoria especial no ordenamento jurídico brasileiro

Conteúdo do artigo principal

João Batista Lazzari

Resumo

Este trabalho buscar analisar a necessidade da manutenção da Aposentadoria Especial no ordenamento jurídico brasileiro diante da iminência de uma nova reforma da Previdência Social. Parte-se do pressuposto de que somente a partir do advento de políticas sociais e econômicas que objetivem a redução dos riscos de doenças e de outros acidentes do trabalho será possível atingir a efetiva proteção do trabalhador. Concluiu-se, que enquanto não forem desenvolvidas tecnologias protetivas adequadas, a preservação do direito à Aposentadoria Especial mostra-se como uma necessidade de caráter social indispensável para a Proteção Social do trabalhador e para a concretização do princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lazzari, J. B. (2018). A manutenção da aposentadoria especial no ordenamento jurídico brasileiro. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 1(1), 10–40. Recuperado de https://rbds.emnuvens.com.br/rbds/article/view/27
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Batista Lazzari, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, CESUSC. Florianópolis/SC

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI, Doutor em Direito Público pela Universidade de Perugia/Itália, Pós-Doutor em Direito e Justiça Constitucional junto à Alma Mater Studiorum - Università di Bologna/Itália, Juiz Federal do TRF da 4ª Região, membro da 3ª Turma Recursal dos JEFs em Florianópolis/SC, Integrante da Turma Nacional de Uniformização dos JEFs (2013-2015).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.