Há lugar para a classe social no pluralismo jurídico? Um diálogo com a obra de Boaventura de Sousa Santos

Contenido principal del artículo

Débora Donida

Resumen

O presente artigo busca contestar a teoria desenvolvida por Boaventura de Sousa Santos em torno do tema do pluralismo jurídico, a partir de uma relação entre os resultados encontrados pelo autor nas obras selecionadas e a ausência da classe social como uma lente analítica. O método escolhido é o hipotético dedutivo, empregado através da abordagem da obra selecionada de Santos comparativamente a três eixos conceituais: o Estado, as classes sociais e a Ideologia. Os resultados colhidos apontam para a conclusão de que é o descarte da visão da classe social como uma categoria capaz de unificar o horizonte das lutas sociais globalmente é o que faz com que a via revolucionária deixe de ser uma opção para Santos. Assim, a opção teórica e política pelo abandono da abordagem materialista e das soluções de transformação radical resultaram em sugestões que serviriam para adiar, mas não para solucionar uma situação de colapso social.

Detalles del artículo

Cómo citar
Donida, D. (2023). Há lugar para a classe social no pluralismo jurídico? : Um diálogo com a obra de Boaventura de Sousa Santos. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 6(1), 74–89. Recuperado a partir de https://rbds.emnuvens.com.br/rbds/article/view/216
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Débora Donida, Universidade de Brasília, UNB. Brasília, DF

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. E-mail: deboradonidaa@gmail.com.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.