Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Direito Social, de periodicidade quadrimestral, tem como seu objeto de interesse veicular produções científicas e doutrinárias dedicadas a discutir os seguintes eixos temáticos: i) os aspectos teóricos atinentes aos direitos sociais; ii) a dualidade entre limitação e ampliação dos direitos sociais; iii) os conteúdos e a forma de exercício de direitos sociais, tais como educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparado.

Dessa forma, a Revista busca contribuir com a seleção, avaliação e difusão de pesquisas que busquem refletir acerca dos desafios em torno da efetivação dos direitos sociais, primando por pesquisas que guardem relação com os assuntos mencionados, em especial na área do Direito.

Assim, os artigos e pesquisas propostos para publicação na Revista devem atender a, pelo menos, um dos eixos temáticos de sua Linha Editorial. Também se ressalta que a revista pode, a partir de decisão do Conselho Editorial, publicar número dedicado a apenas um dos eixos ou a um recorte específico, cuja chamada será amplamente divulgada.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Brasileira de Direitos Sociais tem como objetivo publicar artigos científicos de pesquisadores e autores de instituições de ensino ou pesquisa, tanto nacionais como estrangeiros. As contribuições devem ser inéditas e o simples recebimento não implica a publicação, devendo ser aprovado em concordância com as normas editoriais. Os artigos serão apreciados por, no mínimo, dois avaliadores especialistas nos temas submetidos e enviados sem identificação de autoria. Ainda, deve-se salientar que o artigo pode ser aprovado, aprovado com indicação de revisão ou modificações e correções obrigatórias ou rejeitado. O Sumário da Revista obedecerá à ordem alfabética do sobrenome dos autores. As opiniões dos autores constantes dos artigos submetidos e publicados são de exclusiva responsabilidade desses.

Todas as submissões são apreciadas com a decisão editorial consequentemente enviada por e-mail ao autor principal. Face às requisições de correção, o autor terá cinco dias úteis para proceder às correções e envio da versão corrigida do artigo, o qual será novamente apreciado.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Brasileira de Direito Social oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista não cobra qualquer tipo de taxa do(s) autor(es) qualquer tipo de taxa ou contribuição financeira para a publicação de artigos, resenhas ou qualquer outro texto publicado.

 

Política de preservação digital

O plugin PKP PN do PKP realizará o deposito do conteúdo preservado na Rede Privada LOCKSS da PKP para preservação.

 

Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Direito Social foi criada em 2018 como um veículo de interação do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário com instituições de ensino e pesquisa. A Revista busca receber e ampliar contribuições no tema, buscando divulgar pesquisas de renomados autores nacionais a fim de proporcionar a exogenia do conteúdo.

A Revista completa seu primeiro quadriênio em 2021, em que espera ser avaliada pelo sistema Qualis Periódicos.