Os impactos da reforma trabalhista no âmbito do direito previdenciário

Conteúdo do artigo principal

Helena Ramos de Castro
José Ricardo Caetano Costa

Resumo

A conjuntura econômica e o cenário político no Brasil viabilizou a aprovação de duas grandes reformas no âmbito de políticas públicas sociais no país. A primeira delas, a chamada reforma trabalhista, que flexibilizou os direitos dos trabalhadores, e a segunda, a Emenda Constitucional n. 103, que alterou o sistema de Previdência Social, ambas precarizando às relações laborativas e dificultando o acesso a benefícios sociais. A reforma trabalhista além de criar a modalidade de trabalho intermitente, ainda oportunizou a criação de trabalhos de remuneração tão precária que até mesmo a renda mensal não seria capaz de alcançar o mínimo de recolhimento previdenciário. Ademais, a reforma trabalhista trouxe mudanças quanto à natureza salarial das verbas trabalhistas, acarretando no abatimento da arrecadação de natureza previdenciária. Apesar das reformas, há de se buscar formas de concepção de novos empregos dignos para conservar o sistema de seguridade social.

Detalhes do artigo

Como Citar
Castro, H. R. de, & Costa, J. R. C. (2020). Os impactos da reforma trabalhista no âmbito do direito previdenciário. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 2(3). Recuperado de https://rbds.emnuvens.com.br/rbds/article/view/110
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helena Ramos de Castro

Advogada, Pós-graduanda em Prática Jurídica Social pela FURG, Pós-graduanda em Direito e Processo Previdenciário pela Damásio Educacional.

José Ricardo Caetano Costa, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS, Brasil

Dr. em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.